12 fatos desconhecidos sobre nossa galáxia


Todos sabemos a imensidão da nossa galáxia, e nem paramos para pensar a infinidade de galáxias que existem pelo universo à fora, são milhões, o que faz muitas pessoas acreditarem que não estamos sozinhos no universo.

Conheça agora 12 curiosidades sobre a galáxia:

1) É composta por um grupo de estrelas aglomeradas, pó, areia, matéria negra e gravidade, tudo ligado entre si formando a galáxia.

2) A palavra Galáxia é derivada do grego e significa leite, é uma referência à nossa própria galáxia, a Via Láctea.

3) É possível que haja mais de 170 bilhões de galáxias no universo observável, algumas são chamadas de galáxias anãs por terem cerca de 10 milhões de estrelas enquanto as grandes possuem certa de 100 trilhões de estrelas.

4) Astrônomos estudiosos identificaram vários tipos de galáxias, entre elas galáxias elípticas, galáxias espirais, galáxias lenticulares e galáxias irregulares.

5) As nuvens moleculares densas de gás hidrogênio e poeira nos braços espirais de galáxias espirais são áreas de intensa formação de estrelas.

6) As galáxias espirais são mais jovens que as galáxias elípticas, pois quando as galáxias espirais começam a queimar, seu pó estelar e gás diminuem e vão evoluindo para galáxias elípticas.

7) Qualquer galáxia espiral que não tem estrutura elíptica é chamada de galáxias irregulares. Algumas galáxias irregulares teriam sido formadas apenas desta forma enquanto outras são resultado de outros tipos de galáxias que colidiram uma com a outra.

8) Nossa galáxia, a Via Láctea, é uma galáxia espiral com cerca de 120.000 anos-luz de diâmetro, contendo também cerca de  400 bilhões de estrelas e muitos planetas.

9) Nosso Sistema Solar está localizado dentro do disco da Via Láctea a cerca de 27.000 anos-luz do centro galáctico da galáxia.

10) Buracos negros supremos na maioria das vezes estão localizados no centro das galáxias.

11) “Starburst” é um nome dado para galáxias que formam uma grande quantidade de novas estrelas em um ritmo rápido geralmente depois de muita nuvem molecular, é produzido quando duas galáxias se fundem.

12) A Via Láctea é parte de um “Grupo Local” de galáxias sendo Andrômeda a maior do grupo seguida pela Via Láctea e Triangulum, há também cerca de 30 outras galáxias menores no grupo.

Relexão Leva à Evolução.
Fonte: ociosocurioso.com.br
Revisado por Natanny

0 comentários:

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga